Uma área multidisciplinar que tem como pilares a psicologia cognitiva, a pedagogia e a neurociência; se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem e o neurodesenvolvimento de cada paciente. Se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem, autonomia e comunicação. É um especialista que busca compreender o funcionamento do cérebro, ou seja, como o paciente aprende, ou porque não consegue construir o aprendizado. Utiliza-se de técnicas e metodologias específicas que avalia, através de instrumentos científicos, as habilidades e dificuldades do paciente.
É um campo da área da saúde que trata e previne as disfunções que afetam a capacidade de comunicação, além de auxiliar no processo de reabilitação de diversas doenças e distúrbios. A fonoaudiologia, é uma ciência que atua em 13 áreas, sendo elas: Audiologia; Linguagem; Motricidade Orofacial; Saúde coletiva; Voz; Disfagia; Fonoaudiologia Educacional; Gerontologia; Fonoaudiologia Neurofuncional; Fonoaudiologia do Trabalho; Neuropsicologia; Fluência; Perícia Fonoaudiológica.
Área da ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Trabalha a conexão entre nossas mentes e ações, explorando o que está escondido por trás de nossos pensamentos, nossas atitudes e emoções. Explora a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social, envolvendo as emoções, inteligência, percepções e o processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades que visam identificar e substituir pensamentos e crenças distorcidas, buscando transformar o comportamento associado a eles.
O Reforço Escolar e Acompanhamento pedagógico oferece ao aluno uma atenção especializada e individualizada, dando a ele exatamente o que precisa de modo personalizado. Tem um olhar mais complementar, focado nas carências e busca nivelar o aprendizado dos alunos. Foca em entender e identificar as dificuldades, organiza as ideias, fortalece a rotina de estudos do aluno.
É o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na sua relação com o ambiente e os processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões afetivas, cognitivas e motoras. Indicada para todas as problemáticas que afetam os seguintes domínios: motricidade global e fina, planificação, sequencialização e execução do gesto; percepção auditiva, visual e tátil-cenestésica; tónus; orientação espacial e temporal; lateralidade; aquisição da escrita e comunicação verbal e não-verbal.
Tem como objetivo investigar as dificuldades e distúrbios de aprendizagem a partir do entendimento do funcionamento cerebral do paciente. O foco principal é avaliar a aprendizagem relacionando os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia e pedagogia. Este processo envolve técnicas e metodologias especificas, como, anamnese, aplicação de protocolos voltados para área da aprendizagem, linguagem, habilidades matemáticas, atenção, funções executivas, memória e outras. Com base nessas informações, o profissional avalia as habilidades e dificuldades, produz um relatório com todos os resultados e sugere os encaminhamentos.
A avaliação psicológica exige uma investigação profunda das funções cognitivas, tais como, atenção, concentração, memória, linguagem, função motora entre outras. Basicamente, é a análise de como o cérebro de uma pessoa funciona. Além disso, o processo de avaliação, também se concentra em aspectos sociais, emocionais e funcionais do paciente. Acontece por meio de entrevistas e aplicação de testes variados, utilizamos o teste WISC IV, considerado um instrumento padrão ouro, voltado para a avaliação do funcionamento cognitivo do paciente no que se refere a inteligência, permite a identificação de dificuldades ou falhas cognitivas associadas a determinados transtornos. Esta escala, utilizada mundialmente, foi criada com o objetivo de avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais e/ou responsáveis pelo paciente, aplicação de testes e procedimentos, com base nos critérios diagnósticos do DSM V (Manual de Diagnóstico de Transtornos Mentais), para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento. Além da avaliação clínica, o fonoaudiólogo poderá, se necessário, solicitar avaliação com outros profissionais, para contemplar a avaliação interdisciplinar, como o neuropsicopedagogo, psicólogo e/ou neurologista. Poderá, ainda, requerer exames da área fonoaudiologia, como por exemplo, a Audiometria e o exame de Processamento Auditivo Central.
A avaliação das funções psicomotoras da criança e/ou adolescente possibilita identificar suas dificuldades, sejam elas originadas por distúrbios ou por terem sido insuficientemente expostas a ambientes estimuladores. É feita por profissionais capacitados e permite que desvios e atrasos sejam trabalhados e desenvolvidos, no tempo de cada criança, como por exemplo, imagem corporal, esquema corporal, tônus, coordenação global ou motricidade ampla, motricidade fina, organização espaço-temporal, lateralidade.
Este grupo terapêutico desenvolve habilidades relacionado com a atuação/interpretação, através do qual são representadas histórias, discurso, gestos, sons, música, expressões corporais e cenografia, com o objetivo de estimular sentimentos e também emoções, voltadas para a alegria, tristeza, raiva entre outros.
Trata-se de um grupo terapêutico com o intuito de facilitar vivências situacionais do cotidiano de uma empresa. Busca o desenvolvimento e aprendizado voltado para os projetos de empreendedorismo. Fomenta o aprendizado teórico e prático, o funcionamento do mercado de trabalho em seus diversos setores, busca da autonomia, o aprimoramento das habilidades do grupo, iniciar interações, compartilhar interesses, seguir regras, atender expectativas determinadas e/ou necessárias para as atividades em grupo. Acreditamos que, criando um ambiente próximo ao natural, conseguimos habilidades importantes para que o grupo tenha vivências mais próximas dos contextos sociais.
O grupo desenvolve a pratica da atividade física com o objetivo de melhorar coordenação motora, redução da ansiedade, melhoria na autoestima, disposição mental e física buscando uma boa qualidade de vida e saúde. Tem duração de 50 minutos, e com benefícios de ajudar a fortalecer os músculos, articulações e ossos. Além disso, ainda proporciona um aumento na agilidade corporal, flexibilidade, resistência física e um bom condicionamento cardiorrespiratório..
Este projeto está relacionado ao desenvolvimento de funções cognitivas, como raciocínio lógico, linguagem e memória. De uma forma natural, será trabalhado à habilidade de organizar informações na mente a partir de reflexões, hipóteses, associações, argumentações, comparações para, então, ajudar na tomada de decisão assertiva. Portanto, vamos trabalhar habilidades voltadas para o questionamento, uso de aplicativos e jogos específicos que podem ajudar a treinar o seu cérebro para pensar de forma lógica, decifrar enigmas e outras habilidades necessárias para o fortalecimento mental.
Proposta terapêutica e pedagógica para desenvolver as habilidades sociais em grupo. São atividades que envolvem a psicologia, a pedagogia e a recreação, com mediação de uma equipe multidisciplinar. Com o objetivo de compreensão de todos os sentimentos que fazem parte de nosso cotidiano, ansiedade em excesso, importância da família, desenvolver confiança e autoestima, construção de uma mentalidade forte e com senso crítico.